Subscribe:

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

E-MAIL ENVIADO AOS SENADORES WALTER PINHEIRO E LÍDICE DA MATA E A DEPUTADA FEDERAL ALICE PORTUGAL

Boa noite Senadora Lídice da Mata, (O mesmo e-mail foi enviado para o Senador Walter Pinheiro e para a deputada Federal Alice Portugal)

Sou baiano, morador da cidade de Teolândia no Sul da Bahia. Estava assistindo a TV Senado na noite de hoje, 08, e ouvir outro senador baiano (Walter Pinheiro) solicitando ao presidente Renan Calheiros a discussão da matéria que trata da UFSBA (Universidade Federal do Sul da Bahia).

Gostaria de compartilhar com o senhora algumas frustrações e desejos meus, e seguramente de todos da nossa região. Primeiro tenho um sonho que as vezes me parece inatingível, que é de cursar um nível superior em uma instituição pública de ensino. Digo isso porque a nossa região composta por 7 municípios, agrega cerca de 130 mil habitantes e 86 mil eleitores, não tem um CAMPUS de nenhuma instituição pública ou mesmo privada de ensino superior, obrigando assim os interessados e aguerridos estudantes, a se deslocarem a uma distância que gira em média 240km todos os dias para estudar. Estudo em uma instituição privada, pois foi a opção que me restou, embora ainda viva o sonho de cursar em uma instituição pública.

outros colegas não menos aguerridos, se deslocam diariamente à cidade de Itabuna a 165km a fim de cursar o nível superior. Imagine a senhora, pais de famílias viajando todos os dias essa distância movidos por um sonho, mas expondo-se ao risco iminente de morte nas estradas. Outros ainda vão a Santo Antônio de Jesus, a 100Km e sem oferta de transporte, ou quando o tem, é preciso custear uma passagem de 12 reais pra ir e o mesmo valor para voltar, o que inviabilizar o estudo.

Mas o real motivador do meu contato com a senhora, foi o fato de integrar exatamente um grupo de estudantes que tem unido forças no intuito de sondar e mesmo buscar através dos meios possíveis, a instalação de um CAMPUS na cidade de Gandu, polo da nossa microrregião, da UFSBA. Isso iria corrigir uma dívida social muito grande e atender a uma demanda de estudantes que saem das escolas de ensino médios todos os anos e as vezes sem perspectiva de continuarem, exatamente pelas razões que expus a senhora agora.

Essa iniciativa nasceu do desejo de vários estudantes das cidades de Gandu, Teolândia, Wenceslau Guimarães, Piraí do Norte, Nova Ibiá, Itamari, Apuarema e Presidente Tancredo Neves de continuarem estudando, porém com menos dificuldade do que temos hoje. Essa iniciativa teve o apoio de mídias locais ( veja os links: http://arautosdeteolandia.blogspot.com.br/2013/05/educacao-grupo-de-universitarios-cria.html e http://www.gandunoticias.com/search?updated-max=2013-05-06T22%3A55%3A00-03%3A00&max-results=10#PageNo=2 )e será divulgada nas rádios locais a fim de angariar mais apoio para juntos solicitarmos dos senhores a apreciação dessa possibilidade.

Portanto nobre Senadora, por favor nos ajude nesse sentido. A senhora estará ajudando a um povo sofrido que sempre sonhou com isso. Certa vez em conversa com o prefeito de Gandu, o senhor Ivo Peixoto PC do B, perguntei-lhe sobre o que ele faria para isso acontecer e ele disse que essa seria uma prioridade do seu governo. Digo isso para mostrar ao senhor que não é um sonho que se restringiu ao povo. A reivindicação é tão grande que já chegou ao prefeito, que por sua vez disse que iria se mobilizar a fim de dar uma resposta ao povo, que clama.

Veja a implantação da UFESBA como uma possibilidade real disso acontecer e com o auxílio da senhora, senadora eleita pelo povo baiano, representante legítimo do povo dessa terra, essa luta se tornará legítima e mais possível de se tornar realidade.

Aguardo resposta da senhora e uma vez dada, será divulgada nas mídias locais como blogs e rádios, pois temos acesso a esses meios, exatamente pela luta que estamos empenhados em travar, a fim de buscar esse sonho.

0 comentários:

Postar um comentário